VIDA


VIDA

            A vida é o estado de vibração sutil que envolve cada ser, nos três reinos da Natureza, e emite seu fluido magnético. Não existe nenhum ser que não tenha vida, desde as formas mais simples até as mais complexas, como o Homem, que por ter seus plexos desenvolvidos, com base numa estrutura das mais complexas, consegue se integrar com as forças cósmicas e realizar fenômenos de diferentes naturezas, além de exercer sua individualidade com maior intensidade, a maior dentre os seres da Terra. A origem da vida se perde no tempo, e nem filósofos e cientistas conseguem obter a resposta plausível para o início do Universo, da Terra e da vida. Embora a Ciência designe a vida como a qualidade que confere ao conjunto de animais, plantas e microorganismos a propriedade de serem sistemas abertos, isotérmicos, altamente e funcionalmente estruturados, autoreguladores e autoperpetuantes, encontramos a antiga idéia de que a vida é vibração, originada pela interação de átomos e, portanto, presente em todo o Universo, fruto da combinação físico-química dos elementos. A vida seria, assim, simplesmente a força vital. Para nós, o verdadeiro significado da vida é o Dharman Oxinto - o Caminho para Deus. A vida é a oportunidade de evolução que temos para subir, degrau por degrau, através dos três reinos da Natureza, a longa escada que nos conduz a Deus, fazendo o bem, evitando que o mal prospere, aperfeiçoar a tolerância, superar o egoísmo, alimentar a esperança, ampliar nosso padrão vibratório, dominar vícios e desenvolver nossa capacidade mediúnica. Em João (XIV, 5 e 6), temos: “Disse-Lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais e como podemos nós saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai senão por Mim!”  É a vida, pois, o caminho da evolução vibratória, tendo seu ponto máximo, na Terra, pelo plexo do Homem e por seu conteúdo espiritual cada vez mais grandioso. E a vida não se limita à passagem pela Terra. Ela é eterna, pois é a ação do espírito. Em nossa Doutrina, aprendemos a conhecer a vida na Terra e a vida fora da matéria. Temos uma existência, na Terra, por nossa reencarnação, que está limitada entre o nascimento e o desencarne ou morte. Este é apenas um capítulo a mais em nossa vida, mais uma oportunidade das muitas que nos foram dadas para evoluirmos através das muitas existências neste plano, e devemos respeitá-la, especialmente nos casos de pessoas, de seres humanos, que têm o direito básico à vida terrena, sem qualquer tipo de discriminação: aborto, pena de morte, eutanásia, falta de assistência à saúde, suicídio, etc. Referindo-se ao início da Criação, João (I, 3 e 4) diz: “Todas as coisas foram feitas por Ele e nada do que foi feito foi feito sem Ele! Nele estava a Vida e a Vida era a Luz dos Homens...”  (veja: Reencarne)

·       “Escrevemos a morte conforme a vida. Escrevemos a morte e a dor quando não temos amor. Olhei para o céu e vi imensas estrelas. As portas estavam fechadas, eu já estava deitada. Dormi. Porque antes pensava na vida com medo da morte, hoje penso na morte com medo da vida. amor é o alimento do corpo. A tolerância é o alimento do amor. O Homem precisa do amor para viver, o amor  precisa de tolerância para crescer...” (Tia Neiva, 18.10.78)
·       “Quanto vale a vida na mente de cada um? Vale alguma coisa. A vida para quem sofre, para quem reconhece a si mesmo, coloca-se acima das nossas dores e das nossas alegrias, porque ela é algo que vivemos, é algo onde vivemos. É nela que as dores e as alegrias são, para nós, experiências que também experimentamos e nos afastam da dor chamada “dor das dores”, que é a dor moral. Porém, isso não basta! Todavia o trabalho nos sustenta e nos evolui a ponto de não sentirmos.” (Tia Neiva, 12.12.78)
·       “Nossa vida é uma grande jornada onde as dificuldades, constantemente, nos abalam. Filho, continue a lutar, porque só cai aquele que não está seguro em si mesmo. Continue a lutar, certo de uma coisa: só serão derrotados os que acreditam na derrota. Conserve a sua liberdade, porém respeitando a liberdade dos outros. Não se esqueça de que você é o seu maior valor, a sua maior fortuna. Se você estiver preso por pensamentos negativos, de nada lhe valerão toda a riqueza do mundo nem toda a felicidade possível. (...) Dizemos: Deus está comigo e, então, não temo nada!  É neste instante que há uma razão. Uma pessoa religiosa recebe, realmente, esta espécie de proteção. A proteção é aplicada a todas as vidas deste planeta. Até o animal se liberta de suas enfermidades. Filho, sei que sua cabecinha é pequena porém, pense bem! O que é a compreensão da morte? Resulta do que entendemos da vida. Todos os que se prendem pelo pensamento, se prendem pela vida, convém insistir contra a violência de nossas mentes. A ciência social de hoje ensina o nosso desenvolvimento, porém, antes, deviam ensinar ao Homem a se libertar dos seus pensamentos. Uma mente livre, um Homem livre de pensamentos” (Tia Neiva, 5.3.79)
·       “Em nossa cegueira amaldiçoamos, às vezes, nossas vidas, por não compreendermos o que fomos e o que nos espera. No desequilíbrio de nossos obscuros raciocínios nos habituamos a proceder de maneira irracional com a gente mesmo, a ultrapassar as barreiras de nossos destinos, de nossas cores auréolas, cujas vidas se tornam dolorosas e, por todos os pontos da Terra, se ouve nosso clamor. Quando chegamos ao término da grande viagem, desembarcamos sem uma única coberta que nos possa cobrir no longo frio do último porto e, em vez, nos resta o que deixamos - o ouro e a prata - e só conseguimos levar nossa última herança, que são os conflitos de nossa desarmonia interior. É fácil presumir o que nos resta, bem como, também, até onde nossa capacidade pode chegar. Todos nós conhecemos a linha divisória entre o visível e o invisível, entre o objetivo e o subjetivo, entre o sonho e a realidade. Se assim pensarmos, talvez nossas vidas não sejam tão alucinantes e nos dêem tréguas para um conhecimento profundo e honesto. Por conseguinte, antes, muito antes do desembarque, já estaremos livres para recebermos nossos amigos e, também, os que se dizem nossos inimigos!”  (Tia Neiva, 15.6.79)
·       “A mensagem da Vida é a mesma mensagem da Morte. Choramos ao partir para a Vida, ao ver se desintegrar o que é nosso. Choramos, também, com tristeza, ao sentir o desintegrar da Vida na Morte, não sabendo o que espera a Vida nas vidas, longe da Morte...” (Tia Neiva, 2.9.80)
·       “Sabemos que a alma  tenta modificar o organismo através dos séculos. Em geral, a sensibilidade fluídica do ser é proporcional ao seu grau de pureza e de adiantamento moral. Nessa regra, vivemos no meio de uma multidão invisível que assiste, silenciosa, atenta, às mesquinharias de nossa existência. Participam, pelo pensamento, de nossos trabalhos, de nossas alegrias e de nossas penas. Lembre-se, filho, de que não é possível animar o corpo se a alma está ausente. Se sua alma busca as coisas distantes de sua Doutrina, não há calor para a Doutrina. Sim, filho, além do perispírito, que vive dentro do nosso corpo (centro nervoso), temos partículas do sistema fluídico, que vivem dentro de nós e que, na realidade, como antimatéria, nos sustentam e se transmutam pela alma. Estas partículas que adquirimos são a própria vida e nos dão todas as variedades de percepções sensoriais - calor e frio, se temos muitas partículas - e são, também, a ENERGIA dos rituais! Contudo, os materialistas grosseiros não acreditam nos mundos antimatéria. No entanto, até hoje ainda não conseguiram cortar ou queimar coisa alguma das que lhes incomodam. No entanto, a prece, o nosso canto, lhe faz sentir ou perceber uma presença explicada mais claramente!... O Homem vive a buscar a destruição do outro. Falta de visão! E teima em não aceitar, porém, que a sua vida é a sua antimatéria... Na realidade, vivemos a nos destruir!”  (Tia Neiva, 14.8.81)
·       “Filho, vamos começar nos primeiros passos para uma vida missionária. Filho, seja você mesmo a descobrir a sua estrada na Vida, sem profetas ou profetizas. Descubra o seu próprio caminho e ande com suas próprias pernas. Desperte para a Vida, a verdadeira Vida! Não desanime à frente dos obstáculos. Os obstáculos são atraídos pela força do nosso triste pensamento! (...) Procure o lado bom da vida, seja otimista. Procure subir e espere sempre o melhor. Com o coração esperançoso, teremos todas as coisas nobres que desejarmos.”  (Tia Neiva, 17.6.83)
·       “Na força absoluta deste Universo há lírios que se decantam em cada canto e, como se ouvissem de Deus, num amor absoluto, desabrocham e começam a vibrar, alimentando os olhares, curando na impregnação de seu lugar. O seu aroma se esvai... Os demais e sua brancura no verde do lodo o faz mais perfeito, mais lindo, chegando mesmo a perfumar quem o colhe e deixa o lodo, porque dele outros lírios nascerão. Por que não faz o Homem como o lírio, simplificando a vida, amando e fazendo-se saudades por onde passa? As dificuldades da vida não são pelas intempéries do tempo, nem tampouco pelos amores que se avizinham; não são pelos nossos conflitos e, sim, pela vã tolerância, pela incapacidade de poder assimilar entre o Bem e o Mal; a falta de consideração em não se encontrar consigo mesmo, de saber com quem deverá viver; enfim, ser honesto consigo mesmo para clarear a sua estrada sem se debater, incomodando os demais e fazendo dos seus familiares um rosário de dor.” (Tia Neiva, s/d)

Nenhum comentário: